logotipo-final

 

Calendário de Eventos

Lavagem do Bonfim em Salvador

Quinta-feira, 11 Janeiro 2018
Lavagem das Escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

A homenagem ao Senhor do Bonfim é muito antiga na Bahia, embora haja controvérsias sobre sua origem portuguesa ou africana. Um imenso cortejo de devotos percorre dez quilômetros de Salvador, partindo do Largo da Conceição até o Largo do Bonfim. Baianas vestidas a caráter trazem moringas e potes cheios de água perfumada para a lavagem simbólica das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

A Lavagem do Bonfim é a maior representação do sincretismo religioso do povo baiano, reunindo elementos católicos e do candomblé. A festa, que começou em 1754, reúne hoje cerca de um milhão de pessoas na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, representado por Oxalá. Com tanta gente assim é preciso ficar atento, e tomar cuidado com a câmera.

A celebração, que sempre acontece na segunda quinta-feira de janeiro, começa oficialmente às 10h, também na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Baianas com vestidos e turbantes brancos, colares coloridos e grandes brincos de argola saem em cortejo de oito quilômetros até a Igreja do Bonfim. Como se fosse um trio elétrico, atrás da procissão vai a multidão, liderada pelo bloco de afoxé Filhos de Gandhi. Uma vez no Bonfim, as baianas lavam a escadaria com água de cheiro e a festa continua tarde adentro, com o povo bebendo e comendo acarajé nas dezenas de barraquinhas armadas no lugar. Aproveite que está por ali para fazer dois programas turísticos clássicos de salvador: provar as especialidades refrescantes da Sorveteria da Ribeira (coco verde, graviola, jenipapo, mangaba, sapoti, seriguela, tamarindo, tapioca, umbu...) e assistir ao pôr do sol no Forte de Monte Serrat.

Local : Salvador, Bahia

Voltar